quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mudança de vida!

Eu estou querendo escrever sobre isso há algum tempo, mas eu não me aguento, e ao invés de um "postão", farei mais de um rsr.

Bom estou mudando de vida... São várias mudanças... Na casa, na vida, na alimentação...

Eu achava que já tinha escrito sobre os testes em animais, por isso demorei tanto para falar no assunto de vez, mas fato é que não tinha postado. Como escrevi nos posts abaixo, eu descobri este mundo horroroso dos testes em animais sem querer, mudei tudo o que deu pra mudar em casa e depois acabei cedendo novamente.

Hoje com mais conhecimento, com mais informações de alternativas volto definitivamente com esta opção! Nesta casa não entra mais produtos testados em animais a não ser que não tenha um substituto dele (muito difícil, ainda bem!).

Tenho lido muito sobre cosméticos, e sobre a toxidade deles. É impressionante a quantidade de substâncias perigosas em todo tipo de cosméticos, até de bebê! 

Recentemente mandei um email para a Biotropic, empresa da marca Bebê Natureza (produto que gosto muito), questionando o uso do Quaternium-15 (sustância que a J&J foi multada lá fora por conter em níveis elevados em seus shampoos). A informação que me foi dada é que é usada em níveis aceitáveis dentro da legislação brasileira. OK! Mas minha encrenca, e parece que poucas pessoas param para pensar nisso, é o que será do nosso organismo com 30/40 anos de uso contínuo de cosméticos com esta substância?! Alguém sabe responder?! Não, claro que não. Na verdade somos grandes cobaias, a população toda é, das indústrias, que ao testarem pelo mínimo possível lançam o produto e aguardam os anos passarem para verem no que vai dar. Fato!

Descobri uma lista de substâncias com suas possíveis reações, fiquei impressionada, já digo o porquê.

Tenho renite alérgica, desde de uns 7 anos (pelo menos lembro assim). Minha mãe tentou tratar desta renite da melhor forma disponível, fato é que nunca melhorei muito dela e aprendi a conviver com o nariz entupido e a eterna sensação de resfriado!

Depois de anos pude perceber uma ligeira piora que não parei até hoje. Durante esses anos todos fiz tratamentos, tomei remédios, tinha melhoras e pioras. A cada piora uma nova alergia aparecia... A primeira que veio foi a uma conjuntivite alérgica. Pode acreditar, eu tenho esta peste. Ela não passa de pessoa em pessoa, mas causa grandes estragos como a comum! Já tive até sangramento da conjuntiva por conta dela...

Depois disso descubro uma alergia de esmaltes, óleos secantes e cia. Demorou até eu descobrir que era isso que me causava uma irritação feia no pescoço e pálpebras. Passei um tempo de unha limpa até descobrir os esmaltes hipoalergênicos, que na época o que se encontrava era da marca Nívea (que nem existe mais, aqui). Me lembro até hoje, cores estranhas e eu paguei cerca de R$14,00 num esmalte (isso há anos hein, foi uma graaaande quantia). Depois disso começaram a aparecer outras marcas, Risqué, foi a primeira que eu tomei conhecimento. E hoje tem muitas né mesmo?!

Daí vieram uns episódios de reações cutâneas não identificadas e passei a usar somente cremes, loções e cremes faciais para peles sensíveis, sempre tomando cuidado com as fragrâncias e cia.

Passei um bom tempo sem "nada mais", até que a asma surgiu. E ela atacava até com determinados perfumes, cremes e outros cheiros... Aí foi um sufoco...

E a mais recente alergia desta pessoinha "estragada" rsrsr é dermatite atópica!!! Agora sim lascou-se tudo! E pra tratar? Creminhos ótimos, pomadas, tudo uma verdadeira fortuna!

Agora pensa tudo isso numa pessoa que sempre foi mega vaidosa, não no sentido exagerado, mas no de cuidado. Minha vaidade foi sendo minada ano após ano... Cheguei num ponto onde era poucas coisas que não davam alergias e eu me via sem muita opção, daí perdia a vontade sabe...

Imagina como eu não fiquei surpresa ao ler algumas listinhas de substâncias tóxicas em cosméticos em que vi que alguns deles causava inclusive dermatites, irritações oculares, asma... Choquei!

Então hoje minha decisão por uma linha mais natureba de tratamento cosmético não é só defesa dos animais, mas também uma questão de saúde!

Não vou ficar polemizando sobre como alguns produtos podem ser cancerígenos e etc, as pesquisas estão aí, as informações também. É fácil achá-las.

Eu vou deixar um vídeo muito interessante que vi hoje, e o link do blog Beleza Saudável bastante interessante sobre o assunto.



Gente com certeza encontrar saídas e substituições mais saudáveis em cosméticos não é fácil muito menos mais barato que os convencionais, mas aí é que está a coisa, os tóxicos são mais baratos, são quase um lixo, já os estratos naturais esses são mais caros, levam mais tempo para obter, dependem da natureza responder. Mas até o efeito na pele e cabelos é melhor a longo prazo do que os convencionais. Aqui no Brasil tem aumentado o número de empresas que aderem ao natural, vamos apoiá-los, quanto mais populares, mais barato se tornarão.

Acredito que o trabalho valha a pena! Listar nomes, caçar marcas que esteja livres das piores substâncias dá um trabalhão no começo, mas depois cai ficando mais fácil e você mais saudável!

No blog Clube do Cabelo e Cia você encontra textos sobre cuidados do cabelo e cosmética em geral, algumas receitinhas caseiras e muita informação boa para mudar sua rotina de beleza e melhorar sua saúde.

Em breve post sobre os produtos que tenho adotado nesta mudança e seus efeitos.

Beijo