segunda-feira, 21 de junho de 2010

Obrigada, mas pode deixar!

Acabei de ler um post no blog Mamíferas que adoro e que veio bem a calhar!

Sou uma pessoa que sempre "dependeu" muito da aprovação dos outros em muitas coisas relacionadas na minha vida, mas só descobri isso a pouco tempo. Desde então tenho lutado comigo mesma para me ver livre das opiniões das pessoas. Engraçado é que nunca fui maria-vai-com-as-outras, sempre tive opiniões fortes, mas gostava de agradar, ainda mais minha mãe! E acho que tive muito sucesso!rsrsr

Mas agora como mãe e desde que engravidei e escolhi por coisas diferentes da marioria enfrento o franzir de testa,as caras de dúvidas, as reprovações... E como foi difícil deixar passar e me concentrar nas MINHAS escolhas, nas MINHAS vontades, nas MINHAS crenças... E isso perdura até hoje! E acho que não vai acabar tão logo!!!

Quando mostrei a Tummy Tub para minha mãe e alguns familiares, e toda animada comentei que teria aquilo ou algo parecido por causa disso e daquilo e logo veio a reprovação... Não adiantava argumentar... Era fora do padrão. Me calei e deixei pra lá, eu sabia do que queria e ia ter!

Depois foi o parto, comecei a comentar sobre o parto natural e tudo mais, logo veio a reprovação também e comentários do tipo "você fala isso porque não sentiu as dores ainda, você vai ver só quando começar a doer se você não vai querer anestesia"!! Dentro de mim sentia raiva por aqueles comentários tão sem noção! De pessoas que infelizmente tiveram uma experiência de parto sem a assistência necessária, sem o conhecimento necessário, o que torna o processo sempre mais difícil. Mas enfim o que eu poderia dizer??? Só me entristecia. Mas sabia do que queria e corri atrás!

Ao escolher pelo parto domiciliar resolvi fechar minha boca, afinal ´para quê contar??? Mais reprovações? Mais pensamentos negativos? Mais gente falando na minha cabeça? Não. Aquilo era escolha minha e do meu marido, e se ele me apoiava e acreditava como eu acreditava era o que era preciso! Assim fomos com os nossos preparativos!!!

O que falar do sling então??? "Carregar a menina num saco??? Pra quê coitada!" Mais cara feia!!!

Fiquei na minha, remando contra a maré, só eu e meu marido nos nossos sonhos e pensamentos e planos sobre nossa filha...Só nós dois, mais ninguém. Quer dizer, e um bando de gente "desconhecida" que como nós buscávamos apoio para aquilo que SABEMOS (ao contrário dos que criticam) que era o melhor, e assim nos tornávamos uma grande desconhecida família, que se apoia e se ajuda na medida do possível!

Teria muito para dizer... Mas o que eu quero com tudo isso é dizer que eu aprendi a ESCOLHER! Eu sei o que é melhor para minha filha. O melhor para ela sou eu! Deus nos muniu de um dom e uma intuição fenomenal para sabermos do que nossos bebês precisam, só que aterrizamos como mães, além de inexperientes, inseguras quanto esta "voz" interior, que a cada dia que passa vai aumentando e ficando nítida ao ponto de você ter certeza!

Ecolho o que veste, o que come, o que faz e enquanto ela depender dos outros as escolhas serão nossas, minha e do pai! Adoro a família junto, adoro a família carinhosa e atenciosa, mas sobre o que é melhor, nós sabemos! Com todo carinho e respeito digo obrigada, mas pode deixar! Deixar com a gente!

Porque amamentar até o 6º mês é tão peculiar??? Pq continuar amamentando continua peculiar???
Porque não oferecer nada mais do que leite materno até o 6º mês causa adminiração ou espanto "Nossa ainda não come nada? Tadinha dá alguma coisa, ela pode ficar com vontade!" "Ah ela tá magrinha, dá uma mamadeira pra ela!"
Quando foi que bebê rochonchudos e super gordos se tornaram sinônimo de saúde??? Para onde foi a singularidade??? Será que ela só acontece depois de crescermos, quando são bebês os INDIVÍDUOS são todos iguais??? Claro que não! Então: obrigada, mas pode deixar!

Quantras vezes ao sair com a Lara no sling não escuto comentários do tipo "ai coitadinha!" "isso não estraga a coluna dela não? Não, fica igual a qdo estava na barriga, ou como no colo! Ah mais sei lá, eles nascem e se esticam né?! Não, ela tá bem!"

Ou como na semana passada numa loja comprando lá para fazer um casaquinho para a Lara e ela agarra um novelo que ia comprar e se tioro ela abre o berrereiro, como ela estava nervosa e aquilo a entreteu deixei, aí vem uma fulana e tasca "ai que bonitinha! Ai ai mãe ela tá com o novelo na boca! e eu: é, eu sei, obigada! AH mais ela não pode, todo mundo mexe aí! e eu; eu sei, obrigada! Mas ela vai ficar doente! e eu: pode deixar, a filha é minha e eu cuido como quero!!!" Se não bastasse este diálogo, a mulher sai falando "é a filha é sua, mas tá com sujeira na boca! Aí não aguentei e tasquei "cuida da sua vida minha senhora que eu cuido da minha, não te pedi nenhuma opinião tá!" Afeee pq todo m undo se sente na obrigação de palpitar???

Depois, dias depois saindo do shopping, um solzão lá fora, eu parei para abrir o guarda-chuva para não pegar sol na Lara e eis que bate um ventinho e uma mulher para na frente e solta "ai que bonitinha, (faz concha com as mãos na frente da Lara), ai ai cuidado com o vento no ouvidinho da neném, se não ela vai ter dor de ouvido!" e eu; "obrigada, pode deixar! E fiquei encarando pra ver se a pessoa entendia que ela tinha ultrapassado os limites!!! Afee!

Isso não pára, não tem fim! Ultimamente eu tenho sido curta e grossa com quem deliberadamente se intromete e é um completo desconhecido!

A bola da vez é sobre minhas opiniões sobre a alimentação da Lara e sobre as comidinhas do aniversário dela. Agora virei louca em não querer que minha filha qdo tiver seu 1 aninho coma frituras, refrigerante, doces... Eu enlouqueci ou o mundo tá de ponta cabeça???

Graças a Deus eu aprendi a ESCOLHER.

Cada um escolhe uma coisa....

Escolhi ser adventista e abdicar de muita coisa
Escolhi buscar uma vida mais natural
Escolhi casar com o Wil
Escolhi ter a Lara depois de pouco tempo de casada
Escolhi tê-la de maneira natural e em casa, mas Deus desejou de outra maneira e a tive de cesárea
Escolhi amamentá-la exclusivamente com leite materno até o 6º mês
Escolhi que vou alimentá-la o mais naturalmente possível
Escolhi deixar de trabalhar para ser mãe em tempo integral
Escolhi buscar outros bens que não materiais na minha vida
Escolhi ter uma família do que bens materiais
Escolhi tanta coisa...

Com muito carinho e respeito, obrigada, mas pode deixar!

Bjoss

3 comentários:

Marcia Farias disse...

Pam, adorei o teu post.
Muitas escolhas tuas foram nossas e não recebemos críticas nenhuma, muito pelo contrário.Minha mamis adora que a Pietra toma banho no Tummy Tub. Pensei em fazer um parto natural mas em Caxias não tem ninguém...Queria muito que a Pietra usasse o sling mas quem diz que ela gosta?
Só não amamentei a Pietra total até o sexto mês no peito pq voltei a trabalhar mas até o quinto mês foi peito integral e depois só introduzimos frutas e sucos. Comidas salgadas só depois do sexto mês. Ainda amamento a Pietra 3x ao dia e não veja nada de anormal,muito pelo contrário. É mega saudável.
Também pretendemos que a Pietra tenha uma alimentação tri saudável...nada melhor...
Bebê gordo? Não precisa para ser saudável...se alugém quiser comentar,que comente..mas os filhos são nossos e precisamos saber exatamente o que queremos.
Mas querer agradar os outros é complicado...tomara que consigas mudar isso..

kisses

Marcia

Pâmela disse...

Obrigada Marcinha! É vivendo e aprendendo... Não abro mão de cuidar da Lara da maneira como acredito, aceito opiniões e sugestões, claro, mas depois filtro. HYoje já não sou dependente da opinião dos outros, to nem aí. Acho que ser mãe e ter uma pessoinha completamente dependente de mim e das minhas decisões me amadureceu muito.
bjoss

Isabela Sady disse...

Pam,

Só hoje, com tempo, estou conseguindo ler bastante o seu blog.
Mais um post que adorei e concordo com você.
Eu, desde que engravidei, também escuto alguns pitacos.
Muitas vezes até acabei sendo grossa com as pessoas, mas SÓ EU e minha GO, sabemos o que é melhor para mim.
Sei que quando Nina nascer será muito pior, pois as pessoas vão querer se intrometer em TUDO.
A não ser que eu concorde com a opinião da pessoa, JAMAIS vou admitir que as pessoas se intrometam.
Se eu acertar ou errar, será do MEU jeito, pois a filha é MINHA.
Não é questão de possessividade, mas eu e meu marido é que vamos decidir TUDO sobre a vida dela.

Também acho um aburdo dar refri, fritura, etc para crianças, ainda mais praticamente bebês.
Isso eu mesma já nem faço para mim, por que vou fazer com minha filha, se EU SEI que não é bom ?!
Fala sério né ?!

Com certeza, festinha de 1 ano da Nina, só terá comidinhas saudáveis.

super beijo