quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Biofilia

Por que temos necessidade de ir à praia, viajar para o campo ou mesmo dar aquela passadinha no parque aos finais de semana?

A Teoria da Biofilia defende que nós seres humanos fazemos parte do mundo natural e que por conta de milhares de anos deixou um legado genético que nos liga profundamente ao resto do mundo vivo. Esta teoria é descrita no Livro “A Hipótese da Biofilia”, publicado pelo antropólogo Stephen Kellert da Universidade de Yale, EUA.

O que é “Hipótese da Biofilia”?

O termo foi criado pelo cientista Edward Wilson significa a necessidade de estar em contato com a natureza. Contato esse que acredita-se fundamental para manter o bem-estar do do ser humano inclusive de sua saúde.

Golfinhos tratando nossa depressão:

A Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha fez uma pesquisa em Honduras com 30 pacientes que sofriam de depressões leves a moderadas. Ao longo de duas semanas 15 pacientes fizeram mergulhos diários interagindo com os golfinhos durante 1 hora. Os outros 15 pacientes também fizeram mergulhos na região, mas sem a interação com os golfinhos. Durante esse período todos os pacientes deixaram de tomar medicamentos antidepressivos.

Ao final das duas semanas ambos os grupos apresentaram melhoras e voluntários de ambos os grupos relataram 3 meses após o experimento, não terem tornado a tomar medicamentos e estarem com a saúde mental saudável.
Isso comprova os benefícios de nosso convívio com a Natureza.

O grupo que interagiu com os golfinhos obteve melhoras ainda mais significativas.
Assim como as interações com nossos bichinhos de estimação comprovadamente nos acalmam, reduzem a pressão sanguínea e batimentos cardíacos, os golfinhos por sua beleza e estímulos emocionais positivos resultaram numa melhora turbinada.
Alguns defendem a teoria que as ondas ultrassônicas emitidas pelos golfinhos além de outros mamíferos marinhos possam também trazer efeito benéfico sobre a saúde mental de humanos.

A terapia com golfinhos já é utilizada no auxílio da reabilitação de crianças.

Criatividade

De acordo com o Dr. Alfredo Castro, psiquiatra e psicoterapeuta da Infância e Adolescência, ex-presidente da Assoc. Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (RJ) a biofilia abrange vasta quantidade de estímulos naturais expressos em emoções. Os pesquisadores acreditam que a interação com a natureza tenha tido importante papel na formação de muitas características humanas, incluindo intelecto, emoções e senso estético. Conhecimento, inspiração e capacidade de apreciar o belo e harmonioso são frutos do milenar relacionamento e dependência do homem com a natureza. Mesmo hoje, quando boa parte da humanidade não depende mais diretamente da natureza para sua sobrevivência básica, o ambiente continua a ter papel importante. Experiências mostraram que pessoas isoladas da natureza ficam psicologicamente fragilizadas. Uma das mais intrigantes hipóteses estudadas pelos defensores da biofilia demonstrou que a criatividade também pode ser estimulada pelo contato com a natureza, que levaria a um estado emocional favorável ao desenvolvimento do intelecto.

Tirei daqui ó.

É... ELLEN WHITE JÁ HAVIA ESCRITO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA VIDA NATURAL, SAUDÁVEL E PERTO DA NATUREZA MUIIIIIIIIIITOS ANOS ANTES DELES!

Quem sabe um dia eu seja abençoada a ter uma vida terrena bem mais perto da natureza... é nosso sonho familiar... Mas ultimamente só se aqueles 150 milhões da mega sena tivessem saído para nós! hahhahah

Beijos.

4 comentários:

Isabela disse...

Oi Pam, pois é, um saco essa brotoeja...
O pediatra dela disse para passar só água boricada, passo sempre depois que ela mama, depois do banho...e tenho prestado atenção a roupinha.
Eu também sou friorenta...Nina puxou o pai calorento também...rs
beijão

Isabela disse...

Oi Pam, tudo bem ?

Comprei o balde na BB Trends...era o mesmo preço do Tummy Tub...

Isabela disse...

Oi Pam,
Obrigada pelo comentário...o seu me fez acordar.
Neste caso, não acho que nossas vidas tenham tomado outro rumo, não estão tão diferentes, inclusive uma das meninas está grávida...
Mas enfim, se não querem minha companhia, vou fazer o que.
Sempre tratei-as com muito carinho, respeito e interesse.
Nós fomos o primeiro casal a casar...e agora o primeiro a ter filho. Uma delas acabou de engravidar (3 ou 4 meses).
Eu estava ligando, escrevendo...mas a última vez fiquei meio p da vida, pois também ficava arrumando desculpa.
Aí desencanei e disse "Olha, quando quiserem e puderem, apareçam..."

É o que você falou, se alguém quiser participar deste momento importante da minha vida, ótima, vou amar, mas se não, paciência... "O meu carinho por elas permanece e sempre será dado quando quiserem aceitá-lo, mas não vou caçá-las."
E farei o que falou, quando vierem ou sairmos, vou curtir, conversar, me divertir, mas só isso...pouparei energia sim...

Obrigada
super beijo
Bjos nas duas!

Isabela disse...

Sério que usa fraldas de pano Pam ? mas as descartáveis ?

beijo