terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tapetes emborrachados ameaçam saúde das crianças

A associação belga Test-Achats alertou para a nocividade dos tapetes emborrachados.

Análises comprovaram que os populares tapetes infantis emborrachados em formato de quebra-cabeça possuem partículas tóxicas na sua composição. A polêmica ganhou força na última sexta-feira com a retirada dos produtos das lojas belgas pelas autoridades. A França também reagiu e marcou para esta segunda-feira uma reunião que decidirá se o brinquedo vai ou não sair das prateleiras.

A Bélgica anunciou que quase todos os tapetes emborrachados disponíveis no mercado, muito utilizados para crianças, possuem níveis elevados de partículas tóxicas. O principal problema está na presença de formamida, uma substância química cancerígena utilizada para deixar o material mais macio e amortecer as quedas.

Segundo a associação belga Test-Achats, os tapetes, geralmente utilizados por crianças entre três e quatro anos, são nocivos quando inalados ou mordidos e irritam os olhos e a pele. A multa para os estabelecimentos que insistirem na venda do produto pode chegar a 20 mil euros, cerca de 45 mil reais.

A porta-voz do Ministério belga encarregado da proteção dos consumidores, Marie-Isabelle Gomez, afirmou que "a Bélgica é o primeiro país europeu a proibir a venda dos tapetes emborrachados, mas nós antecipamos a decisão europeia que proibirá a formamida em todos os países da União Europeia a partir de 2013".

Em 2009, entidades de proteção do consumidor de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica já alertavam para o risco destes tapetes. Um estudo realizado pela revista portuguesa "Teste Saúde" analisou oito marcas à venda no país e quase todas confirmaram a presença de formamida. As outras três nações realizaram uma investigação conjunta em 26 produtos; desse total, apenas a marca espanhola Eureka Kids não tinha esta substância tóxica.

Durante o último final de semana, os tapetes continuavam sendo vendidos nas lojas francesas. Por precaução, alguns comerciantes decidiram retirar o produto das prateleiras enquanto as discussões estiverem em andamento.

No Brasil, os tapetes emborrachados em formato de quebra-cabeça são amplamente vendidos no mercado nacional.


Reportagem extraída daqui ó.

Cada dia mais tenho certeza que a saída para uma vida equilibrada, saudável e segura é voltar as origens... cada dia mais dou valor ao que algumas pessoas escreveram sobre vida natural e simplicidade... Cada dia mais acredito que o menos nesta vida é com certeza mais... Que o desapego as modernidades, facilidades, futilidades, beleza perecível entre outras coisas são um "deserviço" à vida, à saúde, à tudo! Cada dia mais intensifico meu sentimento que move minha busca pelo desapego, simplicidade e equilíbrio!!!!

beijos!

Um comentário:

Isabela disse...

Oi Pam,
Essas menininhas são terriveis hein...Nina faz isso com "quase" 3 meses...imagine com 6...rs

O cabelinho dela caiu um pouquinho sim, está mais ralinho.

Nem me fale sobre esse povinho sem noção viu.
Mas também quem manda termos filhas lindas né...rs

beijão