quarta-feira, 28 de julho de 2010

Introdução de alimentação complementar


Gente eu não sabia que seria tão fácil!

Ao completar 6 meses de amamentação exclusiva - vou relatar num outro post - chegamos a uma nova etapa da vida da Lara, as comidinhas!

Ela já vinha mostrando muiiiito interesse pelo o que comíamos e muitas vezes levou a mão até aquilo que levávamos a boca, ou abria a dela, esperando que o talher fosse para ela - pobrezinha rsrs. Uma semana antes de completar seu meio ano de vida eu molhava o dedo em algumas coisas, frutinhas para ela sentir o sabor e ela adorava e fazia do meu dedo um pirulito!

Ao ir na pediatra ela nos passou as instruções sobre como deveríamos proceder e ficamos anciosos. Na opinião da nossa pediatra - que diga-se de passagem, adoramos e confiamos - deve-se começar tranquilamente e sem tensão, forçar, qualquer coisa do tipo, e o primordial, mudar primeiro a textura do alimento antes de mudar o sabor que conhecem. Que sabor, o leite claro! Portanto iríamos começar com 2 papas de frutas por dia diluídas em leite materno e 1 papa de arroz também com leite materno. Depois introduzir a papa salgada com um sabor por vez.

Como a Lara já havia provado o sabor de algumas frutas no dedo arrisquei fazer só a ruta e ela comeu como se sempre tivesse comido aquilo rsrsrs, uma banana prata. Quando via a colher já abria a boca. acabei não dando a papa de arroz e sim papa de mandioquinha, temperada com um pouquinho de sal e um fio de azeite. Ela também amou. Segui o que nossa médica recomendou, uma coisa por vez. Já deu pra ver que ela adoraaaa abóbora japonesa.

Bom hoje, com ela com quase 7 meses ela já como a papa obedecendo tabela 1 turbéculo, 2 legumes coloridos, 1 folha verde e 1 pedaço de carne ou frango.

Graças a Deus não tive problema nenhum na introdução de sólidos. Lara aceita tudo, come de tudo, tanto salgado como as frutas e bem!

De vez em quando venho aqui passar minhas receitinhas.

Bjoss

2 comentários:

Mari disse...

Ai que lindaaaaaaa ela sentadinha comendo papa... adorei!

que bom ela está se adaptando bem com as comidas né? Isso é otimo!!!

bjs
Mari

Marcia Farias disse...

Lara que delícia quando as filhotas comem bem né?
A Pietra comeu desde sempre a fruta pura hehe Mas cada pediatra é um né?

a Pietra adora abóbora 'normal'(a laranja) mas é difícil dizer algo que ela nào coma.. hehehe

a carne tu só cozinhas junto?

Receita é algo que nào tenho...faço cfme o dia, o que temos em casa, a vontade hehehehe

kisses

Marcia