domingo, 16 de maio de 2010

Processando...

Ainda não digeri minha cesárea e o porquê dela ter acontecido depois de uma gravidez tão boa, da minha bebê ter estado sempre tão bem, inclusive no momento em que foi decidido que me abririam para tirá-la de mim!

Pois bem... Esta semana que passou mandei um email detalhado sobre tudo o que passei no hospital em a tive e de como me senti frustrada e desrespeitada naquele lugar. Ao contar para meu marido sobre o que eu havia feito disse que queria que ao menos eles se desculpassem por tudo o que eu havia passado lá. No dia seguinte recebo uma ligação da diretoria do hospital fazendo exatamente isso, se desculpando pelo hospital não ter atendido as minhas necessidades, que questões clínicas só com o médico que fez o parto, mas nas outras questões ele se descupava e ficava agradecido pois meu email e reclamações ajudariam o hospital a melhorar! Bom o mínimo pelo menos!

Sempre ouvi as meninas do Gama me dizendo que eu precisaria um dia descobrir o qye fez que meu parto não acontecesse como o planejado se não tinha nada clínico impedindo que isso acontecesse, mas eu realmente não entendia isso, achava smpesmente que Deus havia me traído, que meu corpo havia me traído e que o mundo conspirou contra mim! Que isso poderia sempre acontecer com qualquer uma, mas como eu sou sempre A sortuda, tinha sido a bolacha da vez!

Mas hoje acordei com vontade de ler coisas sobre VBAC, risco de parto normal depois de cesárea, parto domiciliar e etc... Acabei achando um relato de um VBAC domiciliar e a pessoa conta que depois de muitos sinais de parto, de uns 2 ou 3 dias ou mais nisso chegou a conlusão que ela estava trancando o processo, isto pq quando tudo aconteceu o berço do bb não havia ficado pronto, as bonequinhas feitas por ela estavam molhadas, as prateleiras não estavam instaladas e ela chateada com tudo isso. Neste meio tempo a bolsa rompeu completamente e nada de TP ainda. Quando o berço chegou, ela conta que ao terminar de colocar os protetores, lençol e bonequinhos as contrações simplesmente aumentaram e MUITO e ficaram ritimadas, o TP engrenou!

Percebi que foi isso que aconteceu comigo. Quando soube da ruptura alta da bolsa desejei que não fosse a hora, não estava em casa, o quarto da Lara não estava pronto, as roupas não estavam passadas, eu ainda não tinha feito as fotos que tanto queria no parque, e outras tantas coisas... Era cedo (37 semanas), não tinha o último ultrassom, não tinha o exame de strepto, minha parteira estava em outro parto... Ah tantas coisas... Não queria que a hora tivesse chegado, não antes do ano novo! Se eu soubesse que coisas assim, tão subjetivas, tão interiores, tão inconscientes pudessem afetar o TP eu teria feito um esforço sobre humano para excluir isso da minha cabeça, ou corrido para por tudo em ordem, para a minha cabeça liberar meu corpo para agir como a natureza o programou! Que pena!

Sinto agora um misto de culpa e de alívio... Culpa pq foi por causa destas minhas futilidades ou necessidade de controle que atravanquei tudo, o invés de cooperar! e alívio por entender o porque meu corpo não cooperou, porque que acabei com um corte na barriga.

Acho que estes dois acontecimentos, a desculpa do hospital e este entendimento sobre minha mente, vão me ajudar a enterrar de vez esta dor e a sair do luto! É o que mais quero o que mais desejo! Não quero mais derramar uma única lágrima por causa desta cesárea e sim viver minha maternidade e dar todo carinho e aconchego que a minha filha precisar para compensar a maneira desumana que ela chegou a este mundo (mesmo qdo ela não me deixa se quer comer, pois quer ficar grudadinha rsrrsr).

Amém a isso!!!
Bjosss

2 comentários:

Ale e Leo = Gabi e Davi disse...

Pam, que bom que vc conseguiu aceitar e enteder.
Eu ainda to caminhando pra isso, mas sei que eu barrei uma parte do processo tb... e sei que eu nao queria que o bb nascesse nakele dia..... pra vc ver eu Sabia que amente bloqueava mas não consegui liberar minha mente nesse parto...

bbzsinlove disse...

Pâmela, cada uma encontra seu eu, seu parto de uma forma.
Fiquei triste qdo soube da notícia da cesárea, sei que não é comigo, mas me dói saber que tanta gente que não quer parir entra em TP e consegue um parto, mesmo que frank, e outras como vc que buscam, se informam, querem de verdade acabam não conseguindo...

Mas foi muito lúcido e profundo seu relato.

Obrigada por partilhar!

Cath da Laura