quarta-feira, 29 de maio de 2013

Procurando pelo melhor = Produtos que NÃO testam em animais!!!

Eu nem lembro se já escrevi sobre isso antes, mas nunca vale falar demais deste assunto.

Pra quem me conhece sabe que eu sou "A" lover de animais. Se eu pudesse, faria igual a galinha que coloca os seus pintinhos debaixo das asas e protege, assim que faria com TODOS os animais que eu encontrasse por aí...

Acho que todas as pessoas, para serem seres humanos, é necessário reconhecer o animal com respeito e cuidado. Não precisar gostar, mas respeitar e presar por isso deveria ser obrigação de todos. Mas num mundo pervertido como esse, até parece né...

Mas eu vim aqui compartilhar informações preciosas para pessoas que, como eu, procuram alternativas mais humanas, éticas, ou seja lá como queiram chamar, para produtos em geral.



Para quem não sabe, cerca de 80% ou mais de produtos que estão a venda entre cosméticos e de limpeza são de empresas que torturam testam seus produtos em animais! É verdade! As vezes uma empresa estrangeira produz seus produtos aqui, mas eles são desenvolvidos lá fora, e muito provavelmente o testam em animais! Na grande, ou na totalidade das vezes os testes são feitos desrespeitando as regras de ética para os mesmos!

Regras de ética seriam coisas do tipo: utilização de anestesia e similares para testes onde produza dor e sofrimento, mas é claro que isso custa mais dinheiro e o que as empresas querem é ganhos altos a custos baixos!

Eu assisti a um documentário (um dia sem querer, sabe quando a gente vai passando pelos canais e acha?! Assim) onde era abordado isso, os testes, as torturas, as aulas de sacrifício desnecessárias nas faculdades de veterinária e daí por diante. Posso dizer que eu fiquei tão, mas tão chocada e revoltada que até hoje eu choro ao lembrar. E eu acho que todo mundo deveria assistir porque é a realidade nua e crua, e precisamos disso... Será certo? Esse é o caminho mesmo? Eu acho que existem alternativas, se não existissem, não existiria empresas que não testam!

Eu não tive condições de assistir muito (eu realmente não consigo ver de novo o que eu vi), mas me parece ser esse o mesmo que eu assisti:



Vou dar um exemplo: A pouco tempo o Fantástico exibiu uma reportagem de um cientista que se comprometeu até a copa a inventar tipo um exoesqueleto onde pessoas que não andam pudessem andar. Parte da pequisa foi mostrada. Foi mostrado um macaco com pés amarrados a um simulador, e na cabeça havia uma coisa grande ligada ao cérebro, vendado. Imagino que isso era feito para se ter acesso as respostas cerebrais e como que o organismo entendia aquilo, já que o macaco não fala (Num ser humano isso não seria necessário, não seria tão invasivo). Era algo como uma grande atadura prendendo o cérebro a vários fios. Agora eu pergunto: Era necessário? Era necessário que fosse um animal? Não poderia ser um voluntário? A pesquisa é de tão grande importância (já que não representa cura pra nada)? u questiono demais a validade dela, sua utilização, pra mim parece muito mais um marketing do que outra coisa. Ridículo, desnecessário!

Eu, depois disso, não consigo fazer nada que envolva os animais sem pensar na contribuição que eu dou à isso e me revira o estômago.

Por isso, depois de já ter feito algumas mudanças no meu dia a dia eu resolvi ser mais drástica e abolir as coisas das empresas que eu ainda usava e que testavam em animais. É uma mudança difícil, é um costume, e costume é difícil de mudar né?! Mas não é impossível... Para ajudar eu digo isso, imaginem seu animal de estimação, esse que você ama, que você protege, que você chama de bebê de filhinho passando o que esses animais em laboratórios passam... Pensem numa vida inteira de reclusão numa jaula só sofrendo testes... O que acharia disso?

Sei que soa forte, que soa gritante, mas é isso mesmo!

Depois desse choque eu fui em busca de informações sobre marcas, empresas e alternativas para não usar mais produtos que testem em animais, e descobri coisas boas também. Se um produto não é testado as chances dele ser mais natural é maior também.

Agora as dicas propriamente ditas, porque só as dicas, sem o porquê que tal mudança é boa não seria suficiente:

A PEA (Projeto Esperança Animal), em seu site, traz um lista de empresas nacionais que não testam os produtos em animais (tanto de cosméticos quanto de limpeza, olha que legal!). E tem também um link para o site do PETA (internacional - People for the Ethical Treatment of animals) onde eles também tem uma lista de empresas que não testam. E sabe de uma coisa. Desde a vez que eu vi pela primeira vez essa lista ela cresceu um pouquinho e hoje temos produtos de muita qualidade entre eles. E as vezes nem tão caros como imaginamos. Então, porque não trocar? Porque eu estou acostumado com aquele cheirinho daquele produto da tal empresa? Porque eu acho legal tal coisa de tal empresa? Vamos fazer um esforço? Por que não?!

Também tenho descoberto produtos naturais e vegetais de alta performance que podem ser usados como cosméticos - tema para outro post. Mas já adianto que aprendi muita coisa no blog do Clube do Cabelo. Gente dicas MRAVILHOSAS, naturais, ou não, para cuidar dos cabelos. Resenhas de produtos testados, dicas de uso de ingredientes vegetais e naturais para os cabelos e daí pra melhor. Visitem! Estou amando tudo o que leio por lá!

Também há inúmeras receitas de produtos de limpeza caseiros e eu posso dizer que já fiz alguns que funcionam mesmo!!! Daí uma amiga me disse, ahhh mas não tem cheirinho né?! Cheirinho é tãooo bom! CONCORDO!!! Sabe o que eu fiz? A mesma misturinha de bicarbonato de sódio e algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda. ÓTEMO! Pensa num cheiro incrível?! É ele! Mas também pode ser essência comum, beeeeeem mais barata, com menos fixação (assim como a maioria de limpadores comerciais), mas igualmente boa.

Aqui neste site do Vida em Paz tem várias receitinhas... já fiz algumas e todas que eu fiz funcionaram. Esse é só um dos inúmeros sites com receitas "da peste". A que eu mais gosto é a misturinha de bicarbonato de sódio, vinagre e água. É um multiuso e acho perfeito para limpar geladeira, microondas e todo tipo de eletrodoméstico, porque além de ser natural, não deixa cheiro nem gosto. Dá pra usar tranquilamente! E limpa mesmo!

Também existem receitas de aromatizadores em spray, ou não, de ambientes naturais. Todos muito fáceis e com produtos acessíveis e fáceis de serem encontrados. Eu gosto de fazer só água e essência! Meu álcool de cereais deve estar vencido rsrs. Coloco no borrifador e foi! Para dar mais fixação pode utilizar álcool de cereais que encontra em qualquer loja de produtos para artesanato, velas e cia. Aqui em São Paulo eu indico uma visita a Praça da Sé, nas ruas das essências. São duas ruas, atrás do Corpo de Bombeiros (não tem como errar), onde você encontra muitas lojas onde vendem TUDO, literalmente, para fazer o que você quiser! Desde sabonetes artesanais à velas, vidros, embalagens, tudo, tudo, tudo! Show de bola!

Dá mais trabalho? Olha gente, claro que dá, mas nada assim que impeça alguém de fazer. E a recompensa é grande (depois venho colocar as receitinhas que eu mais gosto - que eu já testei e gostei).

Quem sabe se as pessoas começarem a boicotar essas empresas elas se toquem e comecem a agir da maneira correta. Porque teste sem ética é fora da lei, apesar que pra qualquer teste é sem ética!!!

Espero ter sido útil e informativa!

E aí, vocês já sabiam disso, topam essa troca?!

Beijos

Nenhum comentário: