quinta-feira, 30 de setembro de 2010

De mãos dadas

"Algum tempo passará até que seu filho possa andar, seguro pela sua mão, e poderão viver juntos, de mãos dadas, esta primeira fase importante.
O primeiro brinquedo de seu filho - já no útero - foram suas mãos!
A criança chupava frequentemente o polegar. Também nos mesesapós o nascimento continuará levando suas mãos à boca, quando chegam lá por acaso.
Com um trimestre de idade o fará conscientemente. Ofereça-lhe seus dedos frequentemente para brincar: o primeiro brinquedo "estranho" para seu bebê. Sentir as mãos quantes e macias dos pais lhe proporciona segurança e um sentimento de confiança. Acaricie suas mãozinhas, esquentando-as. Segure seu bebê firmemente - também isto é sinônimo de segurança. Acaricie todo o corpo quando ele parecer estar com medo, isto acalma. Massageie sua barriga para combater as cólicas. massageie seu corpo todo, isto é bom para a alma."


Livro: Pekip - Anne Pulkkinen, pág. 9

Impedir seu bebê de ter contado com a própria pele, por meio das mãos, é impedir que ele se conheça cada dia mais. Colocar luvinhas nas mãos na inteção de impedir que o bebê coloque as mesmas na boca, para mim, é uma forma de tolhimento, de corte, de ruptura com o que é natural e bom.

Beijos

Nenhum comentário: