sábado, 18 de setembro de 2010

Universo x Deus

Eu ADORO astronomia. Quando estava na faculdade consegui entrar para uma matéria no curso de Astronomia (da própria universidade). Ahhhh que aulas fantásticas... Infelizmente não dei continuidade no curso pois o horário conflitou com outras obrigações da faculdade.

Mas SEMPRE me encantei com a imensidão do espaço, com seu mistério, com suas distâncias impressionantes... Quando penso nisso meus olhos se enchem de lágrimas, me emociono. Porque? Por que me revelam Deus!

Sempre me acharam esquisita por ser uma cristã convicta e não necessariamente criacionista. Bem, eu sou, mas meu pensamento sobre criação é diferente.

Quando o canal Discovery passa documentários sobre o universo, as estrelas, o cosmos, lá estou eu com os olhos estatelados e cheios de lágrimas... Como não ver e saber de tudo aquilo e não pensar em Deus???

Os cientistas vivem falando de como o acaso criou o universo e como as coisas conspiram para tudo existir... Mas quando vejo estes documentários, as imagens e tudo mais só consigo enxergar Deus, na sua glória manipulando aquilo, criando explosões, "acendendo" estrelas, apagando outras, como um químico, ou - mais poético - um alquimista, misturando, mexendo, dando cor, cheiro... Isso faz muito mais sentido (não de possibilidades, mas de glória e poder mesmo) para mim do que a criação pelo estalo de dedos! Para mim é muito mais grandioso esta manipulação do universo para CRIAR vida, do que ela surgir do nada. As vezes até imagino Deus rindo, como uma criança que ri de uma piada boba, ouvindo e vendo os cientistas alegres falando sobre como a vida evoluiu do "nada"... Me sinto tão feliz ao imaginar Deus rindo (não como deboche) da ingenuidade do homem! Isso aquece minha alma!

Já ouviram falar de outras estrelas bilhões de vezes maiores e mais quentes que o sol??? Fazem ele parecer menor que um grão de mostarda! Há tantas galáxias... Tantos planetas, que seria no mínimo egoísta acharmos que somos só nós neste universo todo. Se nos compararmos ao universo somos simplesmente insignificantes e mesmo assim Deus se inclinou a nós, nos amou, nos desejou, planejou e nos deu um lugar lindo e maravilhoso para vivermos, e chegou ao máximo do amor ao contemplar o sofrimento e morte de seu filho para que nós tivéssemos chance de salvação... E ainda hoje continua a nos amar... Não é impressionante???

Quando penso nisso me envergonho de quem eu sou, e me alegro por tudo que Deus faz por nós! Chego a pensar o porquê que Ele nos ama tanto?!

Se é fantástico acreditar que o mundo surgiu do nada, é ainda mais grandioso pensar que Deus manipulou o universo - criado por Ele mesmo - juntou isso e aquilo, já prevendo que o homem duvidaria dEle, e fez tudo o que conhecemos!

Já ouvi críticas por dizer que não achava simplesmente que foi uma criação instantânea, mas sim como se Deus fizesse um bolo, juntou os ingredientes, deu aroma e sabor preferidos e botou no forno!

Mas não acredito nisso ou naquilo e pronto! Para mim Deus é o criador todo poderoso, e a maneira como ele fez isso pouco importa!

Importa é que O reconheço como Pai e Magestade, Rei e Senhor, Glória Eterna!

Olho para o céu e vejo como sou um nada... vejo as estrelas... imagino o vasto universo... e invento contemplar a face do meu Senhor!

Feliz Sábado!

Beijos

Nenhum comentário: