segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Demarque limites amplos

Muitos pais deizem: "Eu não aceito isso. Meu filho precisa aprender a ter cuidado com as minhas coisas, ou a ficar longe delas!"
Em termos de princípios, acho que esta posição está certa, mas não para uma criança de dez meses. Você pode começar com isso quando ela tiver mais de 2 anos.
Lembro de uma mãe com um filho de uns dez meses de idade. Ela contou que ele sempre engatinhava até a estante de livros para tentar tirá-los.
- A criança precisa aprender que não pode pegar nos livros, não é verdade? Eu sempre lhe dou um tapinha na mão, mas não adianta nada.
- Diga-me, quantas vezes por dia ele engatinha até a estante?
- Bem, pelo menos umas quarenta ou ciquenta vezes.
- E cada vez ele leva um tapa nas mãos?
Expliquei-lhe que assim não funciona e sugeri que ela tirasse os livros das fileiras de baixo e colocasse no lugar uma criança ativa de dez meses não toque nos livros é demais. Ensinar-lhe isto meio ano depois pode dar mais certo.
As crianças lidam com objetos de maneiras muito diferentes. Faça um teste: muitas crianças pequenas irão colaborar se você as deixar acariciar um livro e lhes disser: "Com isso você precisa ter muito cuidado!". A experiência comprova que uma criança que tem um bom espaço aceita limites antes de outra que o dia todo só ouve "não, não, não!".


Livro: Mãe pela primeira vez, pág. 51 e 52.

Bom senso é a palavra chave não acham???

Beijos

Um comentário:

Marilyn disse...

ai q lindo Pam... é assim q faço com a So.