segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Fraldas de pano - eu uso!

Oi minha gente!

Já faz alguns meses desde que a Lara começou a usar fraldas de pano.

A primeira vez que ouvi falar das mesmas sempre pensei naquela coisa esquisita branca, melequenta e trabalhosa das fraldas brancas com calças plásticas. Soava algo só para quem não tinha condições de ter fraldas descartáveis ou bebês alérgicos.

Quando comecei a ir atrás de encontrar um sling para Lara descobri outras fraldas de pano, feitas no formato das descartáveis, lindas, charmosas e práticas (aparentemente pelo menos). Fiquei com vontade de ter só porque eram lindas hahha!

Passou.

Meses depois que a Lara nasceu tive outro contato com fraldas de pano, mas sem muita empolgação. Aí eu descobri algo que eu não sabia, quer dizer, sabia, mas não exatamente!

Fraldas descartáveis levam cerca de 450 anos para se decompor no meio ambiente. Só a Lara usava cerca de 116 fraldas/mês com 5 meses, quer dizer que no início ela usou bem mais que isso. Somados os meses a dois anos de vida (mais ou menos), percebi a catástrofe que ela causaria ao meio ambiente e aí pegou no meu calo!

Eu que sou defensora dos animais, prezo pela vida dos mesmos, pelo seu habitat, pelo respeito a sua liberdade não podia deixar de pensar que estava cooperando para estragar a casa deles! Também não podia deixar de pensar que eu como cristã, que acredito que o mundo foi criado por Deus e deu aos homens a responsabilidade de cuidar de tudo, estava cooperando para a destruição do mesmo!!! É minha responsabilidade cuidar do meio ambiente, dos animais, da vida, da flora como cristã que sou!

Mas ainda tinha um porém, assaduras! Lara tem pele delicada, muito sensível, tinha medo de causar assaduras nela, coisa que NUNCA teve, mas aí me explicaram que a maior causa de assaduras eram por causa da química contida nas fraldas descartáveis, que em tecido natural a pele não tinha o que rejeitar. Pronto a última pedra havia sido tirada!

Então eu e meu marido tomamos a decisão de usar as fraldas de pano!

Comprei 2 para experimentar e desde então me apaixonei. Mas até aí não conseguia usar 100% do tempo, pq não tinha muitas, então não podia dizer que o negócio era realmente simples como as descartáveis. Mas hoje eu posso!

Aqui, para nós, fraldas de pano são muito práticas, só tem um incoveniente a bolsa de sair fica mais cheia por conta delas, mas só!

Hoje Lara só não usa fraldas de pano para dormir a noite, de resto, só fraldas de pano!!!

Hoje as fraldas de pano são muito mais modernas e práticas, muito mais difícil de ter vazamentos, portanto se assemelham e muito as descartáveis... E cá entre nós, Lara tem muitas fraldas de pano que seguram muito mais tempo de xixi do que algumas marcas descartáveis do mercado, tida como de ótima qualidade por muiiiiitas mamães!!! Acreditem se quiser!

Sobre praticidade não tenho do que reclamar, as lavo dia sim, dia não, a noite. Estendo e normalmente no outro dia pela manhã estão todas secas. Não precisam ser passadas (e é melhor que seja assim), nem alvejadas, basta sabão de coco e água!

Esfregar só as de coco, e depois máquina de lavar! A bendita faz tudinho!

Mas ainda tenho a impressão que rola muita insegurança e preconceito sobre as fraldas de pano. Uma das razões é que quando surgiu as descartáveis elas eram imensamente caras e só pessoas com poder aquisitivo razoável/alto podiam pagar! Acabou se tornando um artigo de luxo. Pessoas comuns, como a minha mãe, por exemplo, eram "obrigadas" a usar fraldas de pano em seus bbs. Fraldas que vazavam, numa época em que se acreditava que TINHA que quarar as fraldas, passar, demandava um trabalhão... Sem falar que não xistiam máquinas de lavar tão modernas como as de hoje, inclusive com lavagem de higienização. Então a medida que as classes sociais de renda mais baixa foi conseguindo adquirir estes produtos ele também se tornou uma conquista de status, quem continuava a usar fraldas de pano era porque era muito pobre ou o bebê tinha alergia de todas as marcas disponíveis no mercado!

EU penso que hoje podemos olhar para trás e reavaliar estas questões. O meio ambiente está numa situação crítica, e nós fizemos isso, usando produtos poluente, artigos de plástico em demasia, excesso de descarte de lixo e etc. É preciso deixar questões, na minha opinião, tão fúteis e pensar em algo maior, melhor. Todas nós mães queremos o MELHOR para nossos filhos, o melhor de tudo, sem dúvidas, e pensar no melhor é também pensar em deixar o melhor planeta para eles e nossas gerações viverem! Deixar um planeta melhor para os filhos e filhos melhores para o planeta!

As escolas trabalham anualmente com temas sociais e de meio ambiente, vemos em todos os lados propagandas e incentivos educacionais para conscientização da reciclagem, a coleta seletiva e etc...Mas e na prática, será que acontece muito também? Não sei!

Soube de fraldas descartáveis biodegradáveis, que se decompões em cerca de 50 dias, maravilha não é?! Mas até onde eu saiba, não existem no Brasil. Seria uma saída? Acho que sim! Mas me veio outra questão, mesmo usando fraldas biodegradáveis, será que, por conta da quatidade de fraldas descartadas num determinado lixão, elas não saturariam a terra? Também não sei. Penso que mesmos estas deveriam ser usadas com moderação...

Isto aqui não uma intimação (até parece rsrs), ou algo do tipo. Cada um tem suas escolhas, esta foi a minha. Não desmereço quem opta pelas descartáveis ou coisa do tipo. Cada um na sua né? Mas fica aí minhas impressões, e o porquê das minhas escolhas, quem sabe, assim como eu fui inspiradas por outras mulheres eu sirva de inspiração a alguma corajosa que resolva experimentar... Afinal das contas, não custa nada né?!

O mundo, o meio ambiente e o futuro agradece MUIIIITO!!!

Uma fotinho da Lara quando começou no mundo das fraldas de pano:




Quer saber mais:
grupo de discurssão no yahho sobre fraldas de pano: fraldadepano@yahoogrupos.com.br

Beijos

Nenhum comentário: