quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sobre verdades e boa convivência...

Quem é que já não optou por ficar "de boa" com alguém, - próximo, distante, conhecido, desconhecido, amigo, colega, parente (...) - só em nome da "boa convivência"? Eu já! Muitas vezes!

Quando eu era mais nova, época de escola, eu era daquelas invocadas sabe?! Se folgassem comigo eu respondia na lata, não guardava desaforo de jeito nenhum!

Mas a gente cresce e aprende que na vida nem tudo é assim né?! Mudei, mudei muiiiito. Me tornei mais doce, mais calma, mais tolerante!

E neste caminho de amadurecimento e auto-conhecimento confundi opinião com temperamento. Acabei deixando de falar o que pensava, de expressar o que queria e coisas assim achando que estava sendo tolerante. Mas não era isso. Descobri depois!

Hoje sou uma pessoa, na verdade equilibrei o verdadeiro eu, que não deixa de dizer o que pensa. As vezes isso sai de um jeito meio torto, as vezes sai exatamente como deve ser. Mas eu prefiro assim.

Acho horrível o tipo de pessoas que concorda, que aceita, abaixa a cabeça só para fica "bem" com os outros. Abdica das próprias convicções em favor de não "arrumar briga". Eu sou o contrário, eu defendo minhas opiniões até o fim, permaneço convicta daquilo que acredito, porque acho que isso demonstra a minha integridade, a veracidade do que sou!

Infelizmente num mundo de aparências como este que vivemos isso não é bem compreendido, nem bem vindo, mas fazer o quê? Será que vale a pena "mentir", "omitir", se "esconder" em nome de sorrisos falsos e apertos de mão?

Eu escolhi ser verdadeira, mas é claro que sinto muito que algumas pessoas queridas não entendam bem isso... Mas eu jamais direi algo ao contrário do que penso!

Mesmo que verdades me machuquem de alguma maneira, me façam refletir, me interiorizar, me afastar ou me chocar, antes elas do que falsas concordâncias ou sorrisos.

Hoje tenho orgulho de dizer que quem está ao meu lado é por que está verdadeiramente me sorrindo, me chamando a atenção, me fechando a cara, seja o que for...

Algumas pessoas precisam aprender que discordar não é feio, que não se arranja briga por isso, que não há necessidade de se justificar ou coisa assim... Opinião é opinião, cada um tem a sua, as vezes uns trocam com outros as suas, compartilham, aprendem ou mesmo intensificam sua opinião inicial... Mas nada como a verdade não?! A verdade que cada um profere ajuda a criar um ambiente puro onde muitas idéias podem crecer e florescer!

Sinto pelos que se ofendem com as verdades... antes elas do que sorrisos amarelos!

Beijos

Um comentário:

Marilyn disse...

Ai Pam, esse seu post veio a calhar... pq vivi o ano praticamente inteiro engolindo altos sapos em nome da boa convivência... explodi, claro... dei um basta... hj. sofro menos...
Eu tb. sempre fui bem estourada, hj. sou mto comedida... vivo pisando em ovos... e vamo q vamo.